blogg_Prancheta 1
Professor Josemar

Professor Josemar

A fórmula nota 10:
Matemática + Tática = MateTática

Como gostar de matemática?

Para algumas pessoas, a disciplina matemática pode ser muito interessante, contudo, para outras não passa de um pesadelo terrível. Mas calma. Se você se identifica mais com a última opção, fique tranquilo(a) que isso pode mudar radicalmente com esse artigo de blog!

Perguntas como “por que a matemática não entra na minha cabeça?” são recorrentemente feitas por parte dos alunos. E o que todos devem ter em mente é que uma vez que eles se tornem seres mais lógicos, concentrados e pacientes, a matemática pode ser a sua melhor amiga! 

Enumeramos alguns motivos que farão você gostar mais da matemática!

Trate seu trauma com a matemática

A disciplina matemática costuma provocar sentimentos intensos: os que amam são fãs do assunto e os que não gostam, absolutamente odeiam. Alguns alunos possuem um medo ilógico. Por isso, é tão importante perceber que aprender através do medo nunca funciona.

É possível dizer que não há uma grande possibilidade de aprendizagem quando o estudante carrega consigo traumas e medos da disciplina matemática.

Introduza a matemática nas atividades

É enfrentando a matemática no dia a dia que ela irá se tornar cada vez mais legal e menos difícil. Na hora de cozinhar, por exemplo, perceba ou mostre ao seu filho que estão envolvidos diversos cálculos matemáticos, como, por exemplo, medidas, fração, soma, entre outros.

Outro método para incorporar a matemática na sua rotina é analisar através do seu esporte favorito que há diversas métricas matemáticas, como tempo, preço, geometria, probabilidade, etc. 

Utilize os jogos como aprendizado

Se você se pergunta sobre o porquê da matemática ser difícil, é porque você não introduziu a disciplina das exatas nos jogos. 

Um dos ótimos caminhos para mudar totalmente a percepção sobre gostar ou não da matemática é começar a jogar jogos com senso matemático, como, por exemplo, jogo da velha com dízimas periódicas, jogo da memória, dominó, entre outros.

Você pode se interessar: Como aprender matemática?

Entenda que erros são inevitáveis

Na matemática, até o professor é passível de erros. O aluno, por sua vez, não deve se torturar caso erre alguma operação matemática. O erro, naturalmente, direciona uma maior atenção para o assunto estudado, fazendo com que o aluno reveja onde está errando e descubra como melhorar a partir dessa falha.

Gostar da matemática é aceitar e procurar pelos erros e em seguida acertar e continuar praticando. 

Seja paciente para aprender a gostar de matemática. A paciência é a chave para uma boa pontuação em matemática.

Alguns problemas podem demorar um pouco mais que os outros, mas se você se estressar, os problemas ficarão mais difíceis, acarretando muito mais chateação. 

Procure sempre manter a calma. Faça uma pequena pausa, antes de tentar novamente. Isso oxigena melhor o cérebro e permite outras abordagens que ajudarão na resolução dos cálculos de uma conta ou de uma equação matemática.  

Leia também: Por que matemática é difícil?

Pratique muito!

A matemática não pode ser aprendida como a disciplina história, pois ela é uma disciplina de ciências exatas. Por conta disso, não pode e nem deve ser aprendida somente lendo ou ouvindo. 

Matemática requer muita prática para saber lidar com os tópicos mais desafiadores. Conforme a prática vai sendo instaurada, a velocidade e precisão com os cálculos vão melhorando e você, gradativamente, irá tomar gosto por essa disciplina. 

Conclusão

A matemática é um componente primordial para o exercício da vida adulta, e a sua base pode ser aprendida de uma forma divertida e sem estresses.  O aplicativo de matemática mais completo do Brasil foi criado com o intuito de levar a matemática simples e descomplicada para os brasileiros. 

Não importa se você é criança, adolescente ou adulto, o App MateTática pode ser seu principal aliado para que você comece a gostar hoje mesmo da matemática!

O professor Josemar Alves convida você a baixar o App agora:

Compartilhe o post!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email