As ciências exatas por muitas vezes são apavorantes para a maioria das pessoas. É muito comum ouvir diversos relatos sobre pessoas que não se sentem confortáveis estudando a matemática porque acham a disciplina muito difícil. Porém, a grande questão é: será que a matemática é realmente mais difícil do que as outras disciplinas ou seria mais um problema na forma como a matemática é ensinada desde a base?
Por que matemática é difícil? Veja os 5 motivos!
Vamos responder essas questões para você, por isso, fique por aqui!
1- Estudo prévio
Toda vez que vamos estudar algo novo, devemos ter como base o nosso conhecimento prévio sobre aquilo. E isso se justifica porque o nosso cérebro costuma ter muito mais dificuldade para assimilar algo novo que não tenha sido compreendido anteriormente. Portanto, muitos passam a estudar conceitos mais complexos com uma base insuficiente e isso não é nada recomendável em matemática, caso você não tenha o auxílio de um bom professor.
Leia também: COMO APRENDER MATEMÁTICA?
2- Matemática é uma matéria cumulativa
O que poucos professores relatam aos alunos é que a matemática tem característica de ser uma disciplina cumulativa. Ou seja, se o aluno não aprender de verdade a matéria que está estudando naquele ano letivo, ele provavelmente terá muita dificuldade em aprender todo o conteúdo do próximo ano. Então, não basta apenas passar em matemática, é necessário assimilar as informações ensinadas. Nesse contexto, o aluno precisa realmente entender o assunto, ou terá problemas quando chegar na matemática do ensino fundamental 2 e do ensino médio, onde os conteúdos se tornam naturalmente ainda mais densos. E considerando que muitos não adquirirão os pré-requisitos ideais, essa mesma parcela de alunos poderá facilmente se frustrar por não conseguirem demonstrar um bom desempenho.
Tire todas as dúvidas em matemática: BAIXAR APP MATETÁTICA.
3- Dificuldades de concentração
Eis aqui um motivo que quase nenhum professor ou aluno considera: a dificuldade natural de concentração que algumas pessoas possuem. E essa dificuldade pode estar associada à crença de que a matemática é chata e difícil, ou ainda a alguma questão de saúde que engloba diversos fatores como a dislexia, TDAH e outros.
4- Confiar totalmente na memorização
É comum alunos acharem a matemática uma disciplina de difícil compreensão e recorrerem a técnicas de memorização equivocadas, como o “decoreba”, em busca de bons resultados nas provas. No entanto, decorar algumas regras e fórmulas pode até parecer eficaz, mas de pouco adianta na hora de desenvolver uma questão, por exemplo. É importante destacar que a prática diária e correta de conteúdos (exercícios e problemas), com método didático, é capaz de tornar o aprendizado simples e convidativo aos alunos.
5- Preconceito com a disciplina
Parece brincadeira, mas não é! Pelos alunos terem ouvido diversas vezes que a matemática é uma disciplina difícil, eles já chegam na sala de aula com a consciência dominada por falas do tipo: “a matemática é difícil”, “a matemática é muito chata”, quando, na verdade, essa disciplina pode ser muito divertida e interessante! Um estudo recente do Sistema de avaliação básica do Brasil (SAEB), destaca que os níveis de aprendizagem em português e matemática caíram em todas as etapas analisadas, por isso, vale aquela recomendação: estude bem, estude tranquilo, mas estude cada vez mais.
Conclusão
A matemática é considerada uma das disciplinas mais difíceis pelos alunos e não é atoa que esse artigo foi criado. Os motivos são inúmeros, mas o que se deve ter atenção é que, se tornou muito necessário um estudo mais prático e divertido da matemática para quebrar esse conceito de dificuldade.
O APP mais completo de matemática, o MateTática, foi desenvolvido por um professor de matemática renomado para ajudar alunos de todo Brasil a se entenderem de uma vez por todas com essa disciplina tão especial.
Clique no link abaixo e baixe grátis até dezembro de 2022!